Quando falamos do corpo e da sexualidade feminina ainda é tabu. Tanto que ainda existem mulheres que não sabem sobre seu ciclo menstrual, fertilidade, prazer feminino etc.

Hoje neste post venho falar um pouco sobre o período fértil.

Mas afinal, o que é o período fértil?

Período fértil é o período ou dias em que a mulher tem mais chance de engravidar. Nesse período uma relação sexual sem preservativo ou sem método contraceptivo aumenta significativamente a probabilidade de gravidez.

Tanto para quem planeja uma gravidez, como para quem não quer, o controle desse período é importante, seja para tentar engravidar ou para reforçar a proteção afim de evitar a gravidez.

Como identificar o período fértil?

Mas vale ressaltar, que somente mulheres com ciclo menstrual regular de 28 ou 30 dias podem calculá-lo com exatidão.

Nos ciclos menstruais regulares de 28 dias, o período fértil inicia no décimo primeiro (11 dias), após o primeiro dia da menstruação.

O décimo quarto dia (14 dias), é considerado o mais fértil da mulher, com maior chance de gravidez.

Indepente do ciclo (os ciclos podem variar entre 28 e 32 dias), o período fértil tem duração de 7 dias.

Exemplo:

Se a mulher menstruou no dia 10, seu período fértil vai iniciar no dia 20, então seu período fértil vai ser entre os dias 20 e 26.

Já mulheres com menstruação irregular não conseguem calcular o seu período fértil. Mas não precisa se desesperar se esse for o seu caso.

Existtem indícios que o corpo emite avisando que estamos passando pelo período fértil. Assim aumentam as chances para quem busca engravidar, mesmo sem uma menstruação regular.

O aumento do muco vaginal tem aparência de clara de ovo, um muco claro, pouco espesso e não tem cheiro. Geralmente  em maior quantidade que o comum durante o período fértil.

Pode ocorrer também um aumento da libido (desejo sexual) assim como leves desconfortos no baixo ventre (dor de ovulação). Há também um leve aumento da temperatura corporal.

Calculadora de período fértil não funciona para ciclos irregulares

Calcular o período fértil em ciclos regulares não é difícil, muitos sites e também aplicativos oferecem as calculadoras online. A partir das datas inseridas, mostram os prováveis dias em que você estará mais fértil.

Importante saber calcular seu período fértil, pois para quem deseja engravidar é uma fase que aumentam as chances de gravidez.

Para aquelas mulheres  que desejam evitar a gravidez, o método de contagem dias férteis não é muito confiável. Neste caso, se você está evitando uma gravidez, faça uso de outros métodos contraceptivos.

De todo caso, aqui na internet existe muita informação, mas sugiro que acompanhe, anote seu ciclo e caso perceba que ainda tem dúvidas, seu médico ginecologista pode te orientar melhor sobre como observar seu ciclo, afinal cada mulher é única e cada corpo se comporta de uma forma.

Sempre que possível, trago informações para vocês e aqui e nas minhas redes sociais.

Me sigam lá no Instagram: @bythalitacesario e verão muitos posts informativos.

Beijos e até o próximo post.